quinta-feira, 7 de maio de 2009

Animais no Circo

Esta tarde os deputados do Parlamento, vão debater a proibição de animais selvagens nos circos. O Bloco de Esquerda, o PCP e Os Verdes, principais apoiantes desta restrição, vão apresentar três propostas que já foram aplaudidas por Miguel Moutinho, presidente da Associação Animal, mas contestadas pelo circo Chen. Miguel Chen já classificou mesmo as propostas apresentadas como «ridículas».
Não sei, de facto, em que consistem essas propostas, mas concordo com a proibição dos animais selvagens nos circos. Aliás, essa é a principal razão pela qual, desde há muitos anos para cá, nunca mais pus os pés num circo Chen ou num circo Cardinali - entre outros. Acho deprimente ver um elefante a rodar arcos com a tromba, leões a saltar de plataforma em plataforma, tigres a passar entre chamas, ursos vestidos de bailarina... Tal como nas touradas, é a tentativa e o orgulho do domínio do Homem sobre a fera. Um conceito de espectáculos que, hoje em dia, já não tem justificação possível. E mais deprimente ainda é ver as jaulas em que habitam, depois dos espectáculos, com condições miseráveis. Podem até nem ser maltratados (embora eu duvide que, para aprender truques, não levem, pelo menos, umas quantas chicotadas), mas só o facto de passarem a vida dentro de uma jaula do tamanho do meu quarto já é suficientemente mau.
«A ansiedade e o stress resultantes da clausura, do tédio e das muito pobres condições de bem-estar em que são mantidos, e a angústia causada pela violência da condução, do maneio e dos treinos a que são submetidos, fazem com que os animais de circo fiquem com distúrbios comportamentais graves, nomeadamente a repetição permanente dos mesmos movimentos sem sentido (...) Outros comportamentos estereotipados, como a auto-mutilação, a coprofagia (comem as próprias fezes), o constante abanar da cabeça, o caminharem incessantemente para a frente e para trás ou de um lado para o outro, entre outros, tomam conta dos animais, que necessariamente cedem à pressão e entram num autêntico estado de loucura.»
Não sou vegetariana. Não ando por aí em manifestações nem actos loucos pelos animais. Mas odeio ver a crueldade praticada sem razão sobre criaturas inocentes que mal compreendem o que lhes está a acontecer. E o circo com animais é um desses casos flagrantes. Por isso, se acabarem com isto, é um bom progresso.
«Em todos os circos que investigámos, dos mais pequenos, aos maiores, em todos encontrámos animais a viverem em condições miseráveis, a exibirem feridas ensanguentadas, situações de agressão, nomeadamente no Vitor Hugo Cardinali.» (Miguel Moutinho, presidente da Associação ANIMAL)

1 comentário:

Analog Girl disse...

Esse último parágrafo...:(

Faz-me uma aflição os pobres dos animais presos. Espero que se solucione de uma vez para sempre este problema!