segunda-feira, 22 de junho de 2009

Boas praias, más praias.


Tal como disse a minha querida N., agora que a vida de estudante acabou, valorizo os meus fins de semana como nunca antes. E agora que é Verão mais ainda. Porque está tempo de praia e, contrariamente aos tempos de faculdade em que me baldava durante a semana, só posso ir a banhos nos dois dias do fim-de-semana. O que é uma seca, apesar de tudo. Sem dúvida que o Portinho da Arrábida é o meu sítio preferido - ou até Sesimbra e Tróia - mas são mais longe, implicam ir para lá bem cedinho e voltar com o pôr-do-sol. E nem sempre há oportunidade para tal. Há sempre a Costa da Caparica que raramente desilude. Este Domingo então, fez muito calor e a água estava limpinha e com uma temperatura bastante agradável... No entanto, há sempre o inconveniente das intermináveis - e às vezes a horas inesperadas - filas de trânsito.

Foi precisamente para contornar o trânsito que fui, no Sábado, para a praia de Carcavelos. Uma palavra para a descrever? M-E-D-O. População, em geral, estranha. Areal bem sujinho. Água morna, mas igual e horrivelmente suja. Eu lembro-me, das poucas vezes que lá pus os pés, que a praia de Carcavelos não era grande espingarda (adoro esta expressão), mas acho que neste momento está a superar as minhas primeiras impressões. Muito muito mázinha. Curiosamente, hoje vinha um artigo no jornal - não me lembro qual - que a indicava como a pior praia do concelho. De evitar, mesmo. Ninguém diria pela quantidade de pessoas que por lá estavam a mergulhar naquela autêntica água de sanita. O que vale é que quando estamos em boa companhia dá para ignorar um bocado. Mas vou tentar não voltar lá muitas vezes... Não vá tornar-me radioactiva.

E se alguém quiser dar sugestões sobre outras boas praias (ou mais algumas a evitar), estejam à vontade que eu agradeço.

(na foto: Portinho da Arrábida, claro.)

14 comentários:

Analog Girl disse...

A praia de Carcavelos mete-me nojo. A semana passada fui lá dar uma caminhada, e era só lixo à beira-mar, um mau aspecto horrível, a água toda poluída...
bah!

Analog Girl disse...

Entretanto, peço desculpa por não ter marcado presença lá em carcavelos, mas o cansaço venceu-me e agora tenho A/c em casa, por isso...
:P

Sexta vamos a isso!

p disse...

Nunca ir à praia de Carcavelos!!! Boas praias na linha são poucas, mas salvam-se as Avencas e S. Pedro. De resto, um lixo. Tamariz e Rata (que nome maravilhoso!) são uma bela merda e todas as outras em volta uma caca que tal.

Caparica é fixe! Qualquer uma delas bate a linha aos pontos.

Mais abaixo um bocadinho/ão tens a Comporta (L) - essa sim, nunca desilude. E a do Carvalhal.

Praia linda mas de água fria - uma pena - é S. Martinho do Porto. Vale a pena, nem que seja para conhecer.

Conheço razoavelmente bem as praias do Algarve e não há nada a dizer, porque são mesmo as melhores.

Agora quero conhecer a praia da Assenta, no Oeste (zona de Leiria), que tem uma cascata natural a cair sobre as rochas, de um rio que desagua na praia. Lindo!

E é isto... :)

N disse...

O que eu gosto na praia de Carcavelos, é o potencial. Estaciona-se bem, a A5 está mesmo ali, pelo que não tenho que papar mt trânsito e o areal é enorme. Mas as pessoas insitem em pôr-se umas em cima das outras, é ver passar gangs e gangs com geleiras e minis, rádios a tocar música brasileira e kizomba do pior, enfim. E depois tenho um bcd medo de refilar ou fazer cara de má ou aquele ar arrogante que dá sempre para usar na costa ou no algarve, ahah.

N disse...

Gosto da Lagoa, aquela parte sem pessoas (e que já não é lagoa, mas mar, claro)!

Anónimo disse...

Ericeira ou Santa Cruz dama :)

Cate disse...

Gostei da Lagoa quando lá fui.
Mas não sou grande fã da Ericeira.
Santa Cruz não conheço.

MRV disse...

Espero nunca ter de frequentar as praias da linha ou as da Costa... e rezo a todos os santinhos para que continuem apenas a ser os surfistas a frequentar as praias da MINHA zona Oeste.

Sugestões? Ribeira d'Ilhas (Ericeira), Santa Cruz (Torres Vedras), Santa Rita Norte/Sul (Torres Vedras), Praia Areia Branca (Lourinhã), Paimogo (Lourinhã), Supertubos (Peniche), Banana (Peniche), Baleal (Peniche)...

p disse...

Todas as praias acima sao 5 estrelas (só não conheço Banana e Paimongo), mas a água é muito fria. E não é isso que queremos. Ribeira d'Ilhas é das melhores praias onde já estive mas aquilo é geladito. As praias do oeste têm tb algum nevoeiro matinal.

No Algarve todas as praias da zona de Albufeira (Oura, Olhos d'Água, Maria Luísa, Sta. Eulália, São Rafael, Tomates, etc) são óptimas, e as da zona de Tavira e Monte Gordo tb.

Pronto lol já nao digo mais nd

Morais disse...

Queres uma boa praia, Quina?

5 letras: Farol.

N disse...

No Algarve: São Rafael (Albufeira), Rocha Baixinha, Barranco das Belherucas, Falésia (todas entre ALbufeira e Vilamoura), Praia da Rocha (Portimão), Barril (Tavira), Praia Verde (perto de Monte Gordo), enfim, várias.
Mas odeio a Oura (super suja, smp, a água parece de piscina, smp cheia de creme, tá sempre super cheia e cheia de bifas.
E acho que a Mª Luísa e Sta Eulália são sobrevalorizadas. Tal como as Avencas, na linha.
Odeio Monte Gordo: gente a mais, muito a mais. Faz lembrar Carcavelos. Cheia de potencial e depois tá cheia por todo o lado e muita bimbalhice junta. (sim, sou um bcd preconceituosa)
Não conheço as praias do Oeste, desconfio sempre do frio, pelo que me dedico sempre à Costa e ali à zona do Meco. Vou dedicar-me este ano.

p disse...

Pára tudo!!! Lembrei-me da melhor praia de sempre!!! É a minha praia preferida de todas em Portugal e nem sei como não me lembrava! Chama-se Praia das Furnas, fica entre Lagos e Vila do Bispo, mas é dificílima de encontrar. Tem uma água azulíssima como poucas, e apesar de ser um pouco ventosa tem falésias e grutas que abrigam a praia. É linda de morrer, é praticamente deserta e silenciosa e é um pedaço de paraíso na terra.

(Btw, já não vou à Oura há muito tempo mas não me lembro de ser assim tão horrível... E a praia de Monte Gordo sim, é péssima, mas as praias em volta, nomeadamente a Verde, são muito boas e a água é das melhores do país em termos de temperatura)

Ilha de Tavira, alguém conhece? Não conheço e oiço dizer bem!

Cate disse...

Thumbs up para a Praia Verde e Ilha de Tavira, conheço e recomendo!

Sofia disse...

St Eulália e fixe m dd q tem o hotel epoca alta e pa esquecer. adoooro o nome barranco das belharucas!