segunda-feira, 8 de junho de 2009

Angels & Demons

Embirro com o Dan Brown. Não sei bem porquê, mas embirro. Não li o «Código Da Vinci». Fui ver o filme e não gostei, achei o final muito rebuscado, assim como toda a teoria da conspiração em torno do Leonardo Da Vinci e da descendência de Cristo. Aquela história da pintura? Não me convence. Para além de que (e agora sim, vou ser apedrejada) não acho piadinha nenhuma à Audrey Tautou.

Mas gostei do «Anjos e Demónios». Apesar de ter algumas cenas que saem um bocado de contexto - nomeadamente a explosão do helicóptero (quando virem, vão saber) - achei a história muito melhor construída que a do «Código Da Vinci».

O Papa morreu e o Mundo aguarda a decisão do histórico conclave dos cardeais. Até lá, os assuntos do Vaticano estão a cargo do Il Camerlengo (o Camareiro), o homem preferido do Papa, interpretado pelo Ewan McGregor (e que bem que ele fica com aquele colarinho branco!). No entanto, quatro cardeais - conhecidos como il preferiti, por serem os melhores candidatos ao cargo papal - são raptados e é enviado um vídeo que anuncia que serão assassinados - cada um à sua maneira - de uma em uma hora. O professor Robert Langdon, especialista em simbologia, é chamado ao Vaticano para resolver o mistério.

O drama torna-se mais denso quando se percebe que há um plano maquiavélico para, depois dos assassinatos, se destruir o Vaticano através de uma mega-explosão provocada por uma cápsula de anti-matéria (supostamente, a origem da vida), desenvolvida pelo padre Silvano Bentivoglio e pela Dra. Vittoria Vetra (interpretada por Ayelet Zurer), que foi roubada do laboratório da CERN. A suposta conspiração tem como principal suspeito uma antiga organização secreta, adoradora da Ciência, I Illuminati (os Iluminados). Vingança ou traição?
Acho que me vou render uma vez ao Dan Brown e ler o livro.

16 comentários:

p disse...

Eu atiro a primeira pedra. J'adore Audrey! Estou ansiosa pelo Avant Coco Chanel :)

Cate disse...

Eu quero ver esse da Coco Chanel. Mas não pela Audrey, mais pela história. Por mim, podia ser outra actriz que eu via na mesma.

Analog Girl disse...

Curiosamente achei a Audrey fantástica, quando soube que ela interpretaria aquela personagem tinha ficado profundamente desiludida, mas ela conseguiu convencer-me do seu talento.
A história do Código é sem dúvida rebuscada, assim como tantas outra teorias da conspiração (quanto ao fresco da última ceia, algures na faculdade já me tinham instruído para uma série de simbologias escondidas e significativas ali pelo meio...há realmente algo de misterioso em todo o trabalho do leonardo da Vinci, disso não há dúvidas, e achei o conceito interessantíssimo).

Quanto ao Anjos e demónios, é mais acelerado, mais enérgico e aproxima-se de um filme policial de grande porte. É bom, sem dúvida, mas o livro é melhor. No entanto aviso-te já que não está propriamente isento de impossibilidades, uma delas muito mais descabida que toda a teoria do Código Da Vinci, mas pronto. Não há dúvida que ele justifica tudo o que faz e é isso que torna o Dan Brown tão bem-sucedido. As explicações sobre a anti-matéria também são muito mais interessantes e elaboradas, e percebes melhor o potencial daquela pequena partícula.
Posto isto...força nisso. Dá-lhe uma oportunidade que não te vais arrepender.

MRV disse...

I Rest my Case

Cate disse...

Talvez tenhas razão, Jo. Talvez.

N disse...

ODEIO A AUDREY TATOU!!!!!!!!

Só gosto dela no anúncio novo do Channel nº5 e nem sei bem como.

SECA DE GAJAAAAAAAAAA

Eduardo Fafiães Peres disse...

palavra-chave: rebuscado. O melhor cinema do Verão passa meu leitor de DVD

Cate disse...

Pára tudo! O Eduardo Fafiães está aqui.
Pois, eu também me apercebi que estava a usar muito a palavra "rebuscado". Mas não me ocorria mais nada!

MRV disse...

Estranho... o 'Fafy' só costuma comentar as gralhas... o que neste caso nem aconteceu.

rebuscado
adj.
1. Que se tornou a buscar.
2. Procurado com empenho, com afinco.
3. Ataviado primorosamente.
4. Apurado, requintado, empolado, pretensioso (estilo).

Cate disse...

MRV, obrigado pelo rápido esclarecimento. :p

MRV disse...

A 'gralha' para ele foi mesmo teres utilizado 1827362826 a mesma palavra...

Cate disse...

Já percebi que sim. Mas já dei a volta ao assunto, amiguinhos do dicionário.

MRV disse...

Pois... tu és a mestre a dar as voltas ao assunto...

Cate disse...

Oiço essa muitas vezes. :\

MRV disse...

Ah então já não surpreende...

triss disse...

O livro é mil vezes melhor que o filme. De longe.