quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Desumanidade.


Hoje estou com as tripas viradas do avesso. Uma rapariga de 17 anos foi violada, ontem à noite, em Telheiras (considerado o melhor bairro de Lisboa, atenção!). Ao dirigir-se ao Hospital de Santa Maria o pai da vítima foi informado que não estavam disponíveis peritos do Instituto de Medicina Legal para a examinar e que a filha teria de aguardar doze horas, sem tomar banho ou ingerir alimentos, até que fosse vista por um médico do instituto.

E porquê? Ora parece que alguém decidiu que durante o mês de Agosto não há médicos disponíveis na escala nocturna. E porquê? Porque foi tudo de férias!

Alguém me explique onde é que isto faz sentido! Estamos em Agosto, está calor, as pessoas - sobretudo os jovens - andam até mais tarde na rua, logo parece-me (eu que nada sei!) que há um maior risco de acontecerem este tipo de crimes sexuais (já agora, e penas mais pesadas para estes animais?).

No entanto, parece que as amostras até poderiam ter sido recolhidas por qualquer médico de ginecologia disponível no momento. Assim, a rapariga poderia ter ido para casa tomar banho - porque, sinceramente, deve ser das coisas que uma vítima de violação mais deseja - e regressar no dia seguinte para fazer os restantes exames físicos com a equipa de peritos (em Agosto também só há 3 disponíveis... e deve ser de má vontade!). Mas ninguém fez nada. Nada!

É desumano mandar para casa uma rapariguinha vítima de violação, dizendo-lhe que não se pode lavar, nem sequer beber água, até ao dia seguinte. Sem qualquer apoio psicológico, porque pelos vistos também não havia um psicólogo disponível!

Já não bastava o trauma, o sentimento de invasão e desrespeito que deve envolver um acto destes, ainda tem que passar por todo este doloroso processo. Porque é que os médicos não se organizaram de modo a não irem todos de férias ao mesmo tempo? Porque não está nem um a trabalhar à noite? Será que uma simples peritagem tem mesmo que ser feita por um médico; não pode ser feita por um enfermeiro? Não percebo qual é a ciência disto.
E as responsabilidades? Quem vai assumir? Será que, ninguém além da vítima, irá sofrer consequências?
Triste viver num país em que se dá mais importância à defesa dos destinos dos corruptos do que à protecção daqueles que sofrem sem culpa alguma.

3 comentários:

Analog Girl disse...

Uma coisa que também me faz muita confusão é que, mesmo havendo apenas 3 peritos disponíveis no INML, estes não têm de responder a uma urgência deste género como qualquer médico??
Não entendo! E porque é que o Instituto fecha portas durante a noite?
Nada disto faz sentido e só penso na pobre miúda e no que ela deve ter sofrido.
País da treta, este...

Pecansis disse...

WTF? Coitada da miúda.

N disse...

O Hospital de Santa Maria anda em grande...