quarta-feira, 22 de julho de 2009

Eclipse solar mais longo do século XXI

Começou ontem na Índia, foi visível na China, Nepal e Bangladesh, estendo-se a muitas ilhas do Oceano Pacífico. Para desapontamento de milhares de pessoas - incluo-te na lista, Mariana - muitas cidades da Índia estiveram cobertas por nuvens espessas. A duração máxima da fase de totalidade foi de 6 minutos e 43 segundos a aproximadamente 100 quilómetros a sul das Ilhas Ogasawara, no sudeste do Japão.
Muitos acreditam que um eclipse solar é um mau presságio. Daí que alguns indianos e nepaleses tivessem preferido assistir ao fenómeno mergulhados em águas de rios e lagos, pois crêem que isso pode trazer boa sorte. Em Nova Déli, algumas pessoas não tomaram o pequeno-almoço devido à crença hinduísta de que preparar comida durante o eclipse pode trazer má sorte. Mulheres grávidas também foram aconselhadas a ficarem em locais fechados, pois antigos costumes afirmam que o fenómeno pode prejudicar os fetos.
O próximo eclipse total do sol vai acontecer no dia 11 de Julho de 2010 e será visível numa pequena faixa do hemisfério sul, entre a Argentina e o Oceano Pacífico. No entanto, um eclipse tão longo como o de ontem só poderá ser observado novamente em 2132 (já fomos!).
Aqui ficam algumas boas fotos do New York Times.

4 comentários:

N disse...

Vi agora à hora de almoço! Pqeq nao estava no Japão? Pode ser que para o ano esteja na Argentina muahahah

Cate disse...

Eu também pensei nisso, "pode ser que para o ano consiga estar na América do Sul". Era dream come true.

Unknown disse...

Ainda bem que nem me tentei levantar! Mas hoje deve ter sido o primeiro dia que vi o azul do ceu (: ficou uma brasaaaaaa! Ogb por me mencionares*

Analog Girl disse...

Eu também queria ir à Argentina! Acho que se impõe combinarmos uma field trip para essas bandas para assistir ao próximo eclipse...